8 – Rochas da crosta

8_EJA1 – Rochas da Crosta Terrestre

A crosta terrestre é formada principalmente por Rochas (popular pedra), isto é, por agregado de minerais, ou por um único mineral solidificado, como por exemplo, a areia, o granito, o mármore, o calcário e a argila.

Quanto a origem – Isto é, quanto a sua formação, as rochas são classificadas em, rochas magmáticas ou ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

Rochas Magmáticas ou Ígneas – Tem a sua origem no próprio mágma expelido pelo manto (camada mais abaixo) para a superfície terrestre, após resfriado e solidificado. Aproximadamente 80% da crosta terrestre é composta por este tipo de rocha.

Rochas Sedimentares – Resultam da deposição de detritos de outras rochas e/ou acúmulo de detritos orgânicos (sedimentos). As rochas sedimentares têm grande importância econômica, pois é nessas rochas que se encontram minerais de grande valor econômico, como o carvão mineral e o petróleo. A areia e o calcário utilizados na construção civil.

Rochas metamórficas – Resultam da transformação (metamorfização) das rochas magmáticas e sedimentares, quando sujeitas a condições de pressão e temperatura bastante elevadas. A metamorfose do xisto, tem como resultado a ardósia, enquanto que, a metamorfose do calcáreo resulta no mármore. Tanto a ardósia, quanto o mármore são bastante usados na construção civil. Nas rochas metamórficas estão presentes as mais importantes jazidas de minerais metálicos, como ouro, ferro e mangânes.

8_EJA1 – Ativando e entendimento do texto – Rochas da Crosta Terrestre

1 – Que afirmação podemos fazer quanto a formação da crosta terrestre ?

2 – Que definição podemos dar para o termo Rocha ?

3 – Quanto a sua formação ou origem, quais os tipos de Rochas ?

4 – Explique a origem da Rocha Magmática.

5 – Explique a origem das Rochas Sedimentares.

6 – Que condições se fazem necessárias para a transformação de outras rochas em Rochas Sedimentares ?

7 – Dos três tipos de rochas citados no texto, qual predomina sobre a crosta terrestre ?

8 – Em qual tipo de rocha exploraríamos carvão mineral ou petróleo ?

9 – Qual a importância econômica das Rochas Metamórficas ?

10 – Vestibular – Unicamp – 2007- Rochas são agregados naturais de grãos de um ou mais minerais. São formados por diferentes processos, podendo ser classificadas como magmáticas, sedimentares e metamórficas. A partir dessas afirmações responda.

a) Quais são as principais diferenças entre as rochas magmáticas e sedimentares ? As rochas magmáticas formam-se pelo resfriamento e cristalização do mágma, material em estado pastoso, encontrado no interior da Terra. As rochas sedimentares formam-se pelo depósito, acúmulo e compactação de detritos de outras rochas, ou são de origem orgânica.

b) Como se forma a rocha metamórfica ? Forma-se pela transformação de outras rochas, submetidas a enormes pressões e altas temperaturas existentes no interior da Terra.

c) No Brasil, entre o Jurássico e Cretáceo, houve o surgimento de vários diques de diabásico com direção NW, além de campos de derrames basálticos. A que podemos relacionar o aparecimento de tais diques e derrames basálticos ? Podemos relacionar a efeitos tectônicos advindos da separação continental, rompimento  do continente Gondwana e a abertura do Atlântico Sul.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: