18 – Mapas

18 – EJA1 – Mapas

Definição – mapa é a representação (geralmente sobre uma superfície plana) de toda ou de uma região da Terra, mostrando o tamanho relativo e a posição em uma determinada  escala ou projeção.

Importância – Os mapas ou as cartas são importantes ferramentas de localização, orientação e compreensão do espaço geográfico.

Cartografia – é a ciência aplicada a arte e a técnica de  confecção de mapas.

Convenções Cartográficas – corresponde a uma série de símbolos e cores usados no mapa, tornado-os úteis e que possam ser entendidos por qualquer pessoa, em qualquer  lugar do mundo.

Elementos Essenciais – para a correta representação e interpretação, um mapa deve apresentar os seguintes elementos: Título: o título já destaca o tipo de mapa com o qual estamos lidando e de onde é, exemplo Mapa político do Brasil, como esta explícito no título, é um mapa político. Escala: mostra a relação entre o que esta representado no mapa e o seu tamanho real, podendo ser númerica ou gráfica. Símbolos: ou convenções cartográficas, é a  legenda, é o elemento que indica o significado dos símbolos e cores usados no mapa. Orientação: é uma indicação de onde fica o norte, serve para orientação. Fonte: indica de onde foram retiradas as informações citadas no mapa.

Principais Tipos de Mapas: Mapa Político, mostra a divisão política, isto é, um país dividido em estados, com sua respectivas capitais; pode ser também o mundo dividido em países (mapa mundi – político ); um estado dividido em municípios. Podem ainda mostrar o Brasil ou qualquer outro país dividido em regiões.
Mapas Temáticos: também merecem destaque, pois são mapas que representam elementos específicos (temas) do espaço geográfico, por exemplo, mapa das reservas minerais, características do solo, aspectos econômicos etc.
Mapas físicos: mostram aspectos da natureza, como a variação de altitude, as divisões do relevo, as redes hidrográficas, os tipos de climas, de vegetação, solos e estrutura geológica.
Mapas econômicos: mostram a distribuição no espaço de aspectos como: produção industrial, atividades agrícolas, serviços, redes de cidades, rodovias, ferrovias, portos, num determinado território, estado, país ou no mundo.
Mapas demográficos: mostram a distribuição da população numa determinada área, como a distribuição da população no território brasileiro. Mas poderia ser a população do mundo, de outro país, de um estado, de uma região, etc.

Exercícios de aplicação: Responda as questões propostas.
1 – Encontre no texto uma definição para mapa ?
2 – Qual a importãncia dos mapas e cartas ?
3 – A arte e a ciência de confeccionar mapas é objeto de qual ciência ?
4 – Mas para que os mapas sejam úteis são necessárias algumas regras, que regras são essas ?
5 – Quais os principais elementos que um mapa deve apresentar ?

6 – Qual a finalidade da escala em um mapa ?
7 – Relacione os principais tipos de mapas que podemos encontrar ?
8 – Que tipo de mapa permite verificar  a distribuição da população sobre o território brasileiro ?

9 – Se uma indústria produtora de sal pretendesse se instalar no Brasil, qual tipo de mapa ela usaria para definir sua localização ? Em quais estados ela poderia se instalar ?

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: