16 – Fusos Horários

16 – EJA1 – Fusos Horários

Por que estudar Fusos Horários – Para entender que devido ao movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do Sol, enquanto uma região do planeta esta iluminada a região oposta esta na escuridão, isto é, em outro horário.

Os fusos horários foram criados para por ordem no horário mundial e atender a todos os segmentos da sociedade, como empresas, comércio, comunicações, investidores. Dessa forma passou a ser possível saber que horas são em determinado lugar neste exato momento.

Como ? – O movimento de rotação completo demora aproximadamente 24 horas. Por isso o mundo foi dividido em 24 fusos, isto é, são faixas imaginárias sobre a superfície terrestre delimitadas por dois meridianos. Por convenção, em toda a extensão de um fuso a hora legal é a mesma. Cada faixa com 15º (ou 15 meridianos) de largura corresponde a 1 fuso, que também corresponde a 1 hora.

Onde começa ? – Na Conferência Internacional do Meridiano de 1884, ficou definido o Meridiano de Greenwich (0º) como o Fuso Horário de referência mundial, denominado de hora GMT – Greenwich Meridian Time, isto é, hora no Meridiano de Greenwich – Londres – Inglaterra.

Fusos Horários no mundo – Definido o Meridiano de Greenwich como o primeiro meridiano, os demais foram definidos em torno deste, 12 fusos à Leste de Greenwich (+ horas) e 12 à Oeste de Greenwich (- horas).

Exemplo prático – em Londres (Greenwich – fuso inicial) um relógio marca 12 horas, numa outra cidade no fuso seguinte a leste (+ horas) será 13 horas (+ 1 hora).

Outro exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, Quando os jogos tinham início as 20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.

Outro exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, Quando os jogos tinham início as 20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.

16 – EJA1 – Fusos Horários

1 – Por que estudar os fusos horários ?

2 – O Sistema de Fusos Horários tem relação direta com qual movimento executado pela Terra?

3 – Explique a relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários.

4 – Qual a necessidade de criação dos fusos horários ?

5 – Como definiu-se os fusos horários ?

6 – Qual a importância do Meridiano de Greenwich nesta questão dos fusos horários ?

7 – Como ficou definido os fusos horários no mundo ?

8 – Dê um exemplo sobre fusos horários ?

9 – Quantos fusos horários há de diferença entre o Brasil e a África do Sul ?

10 – Sendo no Brasil 20h, que horário teremos na África do Sul ?

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: