13 – Coordenadas G

13 – EJA1 – Coordenadas Geográficas – Paralelos e Meridianos

Para determinar a posição, ou localização, de qualquer ponto situado na superfície da Terra, os cartógrafos na antiguidade criaram um sistema de círculos imaginários posicionados horizontalmente e verticalmente sobre a superfície da Terra. Estes círculos são denominados de Paralelos e Meridianos.

Paralelos – são os círculos ou linhas imaginárias posicionadas na horizontal do globo, isto é, de Leste a Oeste e possuem as seguintes características:

Representação dos Paralelos sobre a superfície da Terra

1 – Os paralelos são sempre paralelos entre si. Ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante (observe a imagem).

2 – Os paralelos vão sempre em direção leste-oeste.

3 – Os paralelos principal traçado no centro, parte mais larga do globo é denominado Linha do Equador (círculo máximo), posicionado a 0º (Latitude), divide a Terra em dois Hemisférios Norte (acima) e Hemisfério Sul.

4 – Os paralelos cortam os meridianos formando ângulos retos. Isto é, correto para qualquer lugar do globo, exceto para os pólos, uma vez que neles a curvatura dos paralelos é muito acentuada.

5 – Todos os paralelos, com exceção do equador, são círculos menores.

6 – O número de paralelos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Por conseguinte, qualquer ponto do globo, com exceção do pólo norte e do pólo sul, está situado sobre um paralelo.

Representação dos Meridianos

Meridianos – são círculos ou linhas imaginárias posicionadas na vertical do globo, isto é, de Norte a Sul, possuindo as seguintes características:

1 – Todos os meridianos são semicírculos máximos, cujos extremos coincidem com os pólos norte e sul da Terra (observe a imagem).

2 – O principal meridiano, denominado de origem , é o Meridiano de Greenwich, posicionado a 0º (Longitude). O Meridiano de Greenwich serve de referência para a hora mundial.

3 – Todos os meridianos tem direção norte-sul;

4 – Os meridianos têm sua máxima separação no equador e convergem em direção aos polos, reduzindo a separação entre eles.

5 – O número de meridianos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Assim pois, existe um meridiano para qualquer ponto do globo.

13 – EJA1 – Coordenadas Geográficas – Paralelos e Meridianos

Ativando o entendimento do texto

1 – Descreva qual a solução encontrada pelos cartógrafos da antiguidade para se localizar sobre a superfície terrestre ?

2 – O sistema de círculos criado pelos cartógrafos da antiguidade recebeu que nomes ?

3 – Qual a definição dada no texto para Paralelos ?

4 – Descreva o Paralelo prinicipal e suas características.

5 – Que definição é dada no texto para Meridianos ?

6 – Qual o prinicipal Meridiano e sua importância.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: