12 – Vulcanismo no …

12 – EJA1 – Vulcanismo e Terremotos no Brasil

Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica onde hoje é o território brasileiro, atualmente não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozóica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC);

No Território Brasileiro há vestígios de diversos eventos vulcânicos. No nosso território, está inclusive, um dos maiores eventos vulcânicos da terra, o vulcanismo mesozóico da bacia do Paraná.

Na região Sul houve um dos maiores derrames de lava do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.  No Brasil existem planaltos de origem vulcânica, os quais se formaram há milhões de anos e estão situados ao longo da bacia hidrográfica do rio Paraná. A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas. Não há mais atividade vulcânica no Brasil, em razão da sua localização, pois o mesmo está praticamente no centro da placa litosférica Sul-americana.

Terremotos no Brasil – A maior incidência de terremotos ocorrem nas zonas de contato entre as placas tectônicas (limites), devido ao atrito entre as placas tectônicas. Ao observarmos o território brasileiro constatamos que o mesmo situa-se no meio da placa tectônica Sul Americana, isto é, distante do limite entre as placas tectônicas, este é um fator que contribui para que o Brasil esteja livre de terremotos de grande intensidade. Mas não esta livre de terremotos de baixa intensidade, devido a existência de falhas geológicas dentro da Placa Tectônica. Como o terremoto de 22 de abril de 2008, com epicentro próximo à cidade de São Vicente SP, que atingiu 5,2 graus na escala Richter.

12 – EJA1 – Vulcanismo e Terremotos no Brasil

Ativando o entendimento do texto

1 – Há vulcões no Brasil ? Justifique.

2 – As últimas atividades vulcânicas no Brasil (Era Cenozóica) resultaram em quais efeitos ?

3 – Na Era Mesozóica a atividade vulcânica foi mais intensa. Destaque em quais regiões.

4 – Um dos maiores eventos vulcânicos da Terra foi no Brasil, destaque em qual região.

5 – O maior derrame de lava do mundo, no Brasi, abrangeu que extensão ?

6 – Que outra região do Brasil também foi afetada por atividade vulcânica ?

7 – Ainda há atividade vulcânica no Brasil ? Justifique.

8 – Em que regiões da Terra há maior incidência de terremotos ?

9 – Quais as causas desses terremotos, nessas regiões ?

10 – No Brasil ocorrem terremotos ?

11 – Que fator contribui para que no Brasil os terremotos sejam de baixa intensidade ?

12 – Considerando que o Brasil, esta distante dos limites das placas tectônicas, qual a causa para a existência de terremotos de baixa intensidade ?

13 – Cite um exemplo de terremoto ocorrido no Brasil.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: