11 – Vulcanismo e …

11 – EJA1 – Vulcanismo e Terremotos

No texto anterior você verificou que a crosta terrestre (litosfera) é formada por Placas Tectônicas, e que estas estão constantemente em movimento que geram instabilidades na crosta e grande atividade vulcânica.

O vulcanismo é um fenômeno natural geológico provocado pela lava (magma), que se encontra acumulada e é expelida do interior da Terra em direção à superfície. É um processo que se desenvolve somente pelo fato de ocorrer uma enorme pressão provocada pelo magma do manto (uma das camadas da Terra), e forte o bastante para provocar a ruptura das camadas de rochas da crosta terrestre, desencadeando o vulcanismo.
A relação entre as Placas Tectônicas e os vulcões, é que, em geral, as regiões sujeitas a vulcanismo na Terra coincidem com as zonas de contato (limites) entre as Placas Tectônicas.

Localização Geográfica – A grande maioria dos vulcões, cerca de 82%, acha-se agrupada em determinadas zonas, principalmente ao longo dos oceanos formando, na região do Pacífico, o chamado Círculo de Fogo.

Terremotos – Também chamados de abalos sísmicos, são tremores da crosta terrestre de curta duração, mas que apresentam grande poder de destruição. São causados pela liberação da energia acumulada durante longos intervalos de tempo em que as placas tectônicas sofreram esforços para se movimentar.
Os maiores terremotos já registrados no planeta ocorrem em áreas de convergência, onde uma Placa Tectônica afunda abaixo de outra. Entre esses incluem-se o o maior de todos os terremotos, ocorrido no Chile em 2010, que alcançou a marca de 8,8 graus Richter, o de Andreanof no Alaska, em 1957, com 9.1 graus e o de magnitude 9.0 graus, ocorrido na península de Kamchatka, na Rússia, em 1952.  O devastador terremoto do dia 26 de Dezembro de 2004, que alcançou a marca de 9 graus na escala Richter , provocando as ondas gigantes na Ásia, ocorreu na interface entre as placas da Índia e Burma.

Agentes Modeladores do Relevo – É importante ressaltar que o vulcanismo, juntamente com o tectonismo e os abalos sísmicos, são agentes internos modeladores do relevo, responsáveis pelo surgimento das montanhas e dos planaltos.

11- EJA1 – Ativando o entendimento do texto – Vulcanismo e Terremotos

1 – De acordo com os textos estudados, como é formada e qual o comportamento da crosta terrestre e suas consequências ?

2 – Qual a definição de vulcanismo ?

3 – Faça uma descrição desse processo.

4 – Qual a relação entre as Placas Tectônicas e os Vulcões ?

5 – O que o texto descreve como o Círculo de Fogo ?

6 – Como o texto expressa a definição de terremoto ?

7 – Os maiores terremotos já registrados no planeta ocorrem em áreas de convergência, explique o que são áreas de convergência.

8 – Por que, o vulcanismo, tectonismo e sismos (terremotos) são denominados de agentes internos modeladores do relevo ?

9 – Há vulcões ou terremotos no Brasil ? ( no próximo texto)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: