4 – Zonas Climáticas 

4_EJA1  - zonas_climaticas

O eixo terrestre – É uma linha imaginária que atravessa o centro da Terra de um polo ao outro, sobre este eixo é que ocorre o movimento de rotação. A particularidade do eixo terrestre é que o mesmo esta inclinado em relação ao plano de movimento da Terra em torno do Sol.

Diferentes Temperaturas – Por causa dessa inclinação do eixo terrestre e da forma geóide da Terra, a luz e o calor do Sol, importantes para a vida na Terra, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta. Uma das consequências desse fato, é que, nos polos faz muito frio, praticamente o ano todo, enquanto que, nas regiões próximas a linha do equador, faz calor o ano todo. A explicação para essa grande diferença de temperaturas entre as regiões polares e as equatoriais esta no fato de os raios solares atingirem a região equatorial mais diretamente ( menor inclinação – mais calor), enquanto que nos polos os raios chegam a superfície com maior inclinação ( menos calor ).

Zonas Climáticas -  Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos pólos, a superfície terrestre foi

Zonas Climáticas da Terra

dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas. Para delimitar essas Zonas Climáticas ou Térmicas da Terra, é que entra a importância das principais linhas imaginárias da superfície terrestre.

Linhas Imaginárias da Terra – São as linhas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio, os Círculos Polares Ártico e Antártico e a Linha do Equador.

As cinco as zonas climáticas da terra.

Zona tropical ou inter tropical, esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra.

Zona temperada do norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas.

Zona temperada do sul, entre o Trópico de Capricórnio eo Círculo Polar Antártico.

Zona polar do sul, abrange  as áreas localizadas dentro do Círculo Polar Antártico.

Zona polar do norte, abrange as áreas situadas dentro do Círculo Polar Ártico.

4_EJA1 – Ativando o entendimento – Zonas Climáticas

1 – Dê a definição e importância do eixo terrestre.

2 – Qual a particularidade apresentada pelo eixo terrestre ?

3 – Quais as consequências causadas pela inclinação do eixo terrestre ?

4 – Qual a explicação para essa grande diferença de temperaturas entre as regiões polares e as equatoriais ?

5 – Em função dessas diferentes temperaturas, como ficou a distribuição das zonas climáticas sobre a superfície terrestre ?

6 – Qual a importância das linhas imaginárias nesse contexto ?

7 – Quais são as principais linhas imaginárias sobre a superfície terrestre ?

8 – Localize, dê o nome e os respectivos limites das zonas climáticas, no mapa abaixo.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 496 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: